Quando li Sentinela pela primeira vez, não sabia bem o que esperar. Sempre gostei de filmes de ficção-científica, mas nunca tinha lido nada do gênero. Mesmo assim, essa capa linda e a sinopse me deixaram bem curiosa e eu resolvi ler o livro logo. Pois bem, li uma vez, amei, e recentemente reli e resolvi trazer a resenha dele pra vocês hahah.




Sentinela || Crônicas de Táiran - Os Guardiões, #1 || Thais Lopes  || 299 páginas || 2014 || Editora Senhor da Lenda || Ficção Científica / Romance || Comprar





 A história se passa em um universo criado pela autora: Ionessen. Também somos apresentados a planetas diferentes e variados povos, como os Airenis, os C’erits, mercenários e a Ordem dos Guardiões, cada um com seus dons e características que na maioria das vezes foram herdados de seus antepassados.


 Os Guardiões recebem um pedido de ajuda dos C'erit - o que foi uma grande surpresa, já que os C'erit sempre se mantiveram afastados dos outros povos -, e a Arqui-Guardiã Aíla precisará responder ao chamado.
 Sem saber muito bem o que esperar, Aíla atravessa os portões do Reino C’erit e de cara já temos uma boa cena de luta e ação. A Guardiã luta com soldados do reino, e após muita teimosia e determinação de sua parte, eles acabam cedendo e a levam até o rei.


" - Sou Kai Ithar. - Ele sorriu de leve, desta vez sem deboche, embora ainda houvesse algo em sua expressão que eu não sabia identificar. - Imagino que nem mesmo os Guardiões saibam nossos nomes atualmente. "


 Primeiramente Kai Ithar diz que o chamado foi um engano e que sua presença não é necessária, mas Aíla insiste e acaba descobrindo o que estava acontecendo ali: os rebeldes Airenis haviam tentado uma aliança com o Reino C’erit, mas depois da negativa eles atacaram o reino e sequestraram Edel, o filho do rei.
 Tanto Kai quanto Aíla sabem o que uma guerra vinda dos Airenis poderia causar, e para evitarem que esse conflito aconteça o que resta a eles é confiar um no outro e se unirem para lutar contra isso.

"Confiar era uma escolha e ele decidira confiar em mim, da mesma forma que eu havia  tomado esta decisão mais cedo."


 E a partir daí a história flui de maneira ótima, chegando a um ponto que você não consegue mais largar o livro.
 Aíla é uma Tairi’alen, um povo com grande poder de domínio da mente, além de ter o treinamento da Ordem, mas nem mesmo todo esse seu poder e força é capaz de afastá-la da fúria e da dor quando Meahrande Ev, o líder dos Airenis, lhe provoca com memórias do que aconteceu em seu passado.


 E, se você pensa que acabou, ainda tem mais. Além de criar toda essa trama magnífica, a autora inseriu uma boa pitada de romance para nos surpreender. Mas não é daquelas coisas clichês e fofinhas - bem longe disso - o romance é intenso, instiga o leitor e te deixa agoniado até o final para saber o que vai acontecer com esse casal.


 A narração em primeira pessoa nos permite sentir e entender o que a personagem principal está passando, o que é bem legal.
 Eu adoro a escrita da Thais, é envolvente, te prende na leitura. Também é uma escrita detalhada, sem ser tão detalhada assim (ok, ficou confuso xD), o que eu quero dizer é que ela consegue dar os detalhes necessários para entender a história sem torná-la cansativa. No início às vezes é normal ficar perdida com tantos nomes diferentes, mas logo você pega o jeito (e no final do livro tem um glossário, com os nomes citados e uma pequena descrição de cada).
 E o que dizer dessa diagramação linda? Ao final de cada página possui algumas estrelinhas, em cada início de capítulo há uma imagem de galáxia e no sumário, no início no livro, temos outra imagem de galáxia (vocês podem ver esses detalhes nas fotos pela resenha). Nem preciso dizer que simplesmente amei, né?

 Sentinela é o primeiro livro da série Crônicas de Táiran – Os Guardiões, que será composta por 4 livros. O segundo livro se chama Vigilante, e logo trago a resenha dele. Protetora, o terceiro livro, terá seu ebook lançado ainda este mês e o físico tem previsão para 2017. Você pode adquirir os livros pelo site, pela amazon (ebooks) ou entrar em contato com a autora pela página no facebook.

 Espero que tenham curtido a resenha, não deixem de adquirir o livro, ele é realmente incrível! E comentem aqui se já leram, se já ouviram falar ou se tem vontade de ler, vou adorar ler os comentários de vocês!


"Um bom guerreiro não é aquele que pensa em todas as estratégias para vencer, mas sim aquele que não precisa mais pensar."